Seguro de carro cobre situação de enchente?
Acabei parado numa enchente! E agora, será que o seguro do meu carro cobre o prejuízo? Essa é uma pergunta que tem aparecido de forma recorrente quando o assunto é cobertura para eventos naturais nos seguros veiculares:
- Automóveis;
- Motocicletas;
- Vans;
- Caminhões;
- E outros.
Se esta também é a sua dúvida, acompanhe a leitura desse texto que vamos falar desse assunto!
Como funciona a cobertura de enchente
O seguro auto pode ter a opção para contratação da cobertura de enchente, já que o padrão de mercado é a contratação de seguros em modalidade compreensiva e ela inclui cobertura para enchentes e eventos da natureza.
Porém, essa não é uma contratação obrigatório e não são em todos os planos de seguro que essa cobertura é contemplada, de forma que indicamos a importância de questionar seu corretor sobre quais são as proteções contratadas na apólice.
O seguro geralmente tem cobertura em caso de enchente, mas para ter essa proteção é preciso solicitá-la ao corretor, pois ao fazer isso você pode além da cobertura contra enchentes ou alagamentos, também contar com proteção para outras situações como:
- Vendavais;
- Chuva de granizo;
- Terremoto;
- Deslizamentos de terra;
- Entre outros.
Inclusive muitas seguradoras estão atualmente incluindo em seus pacotes de assistências uma cobertura para enchentes que inclui a higienização para quando o cliente passar por esta situação e caso não haja dano grave, o veículo possa ser reparado, seco e limpo por técnicos da seguradora. Bacana, né?
Pontos que você precisa saber para usar a cobertura de enchente
Quando se trata de cobertura para enchente, alguns pontos precisam ser levados em consideração:
Contrato de boa-fé:
É como se o segurado tivesse que se portar como se não tivesse seguro, tentando preservar ao máximo o bem em caso de enchente – caso não seja possível, deverá preservar-se ANTES de preservar o bem.
Nada de colocar o veículo em risco:
Ou seja, não tente:
- Enfrentar a enchente;
- Tirar o carro daquele lugar;
- Transitar fora dos limites indicados pelo fabricante.
Pois em situações assim, acaba entrando água onde não deve, potencializando os prejuízos e caso fique claro que você fez isso, a seguradora pode se negar a ressarcir.
Seguir as regras vigentes no país:
Nos casos de veículos segurados, normalmente o motorista conta com assistência de guincho para levar o carro embora se ele atolou na praia, por exemplo. Mas no momento de receber a indenização, esta é negada pois o proprietário expôs o veículo a riscos desnecessários em uma situação não regulamentada pelo código de trânsito.
Agravamento intencional:
O agravamento intencional de risco nos casos de enchente é muito simples de identificar e não tem como ser burlado, ou seja, atitudes de risco do condutor durante a enchente podem ser descobertas por câmeras de monitoramento e até mesmo por testemunhos de moradores e pessoas que estavam no local. Não arrisque.
Quanto custa a cobertura para enchente?
Não há um preço fixo na modalidade de contratação de apólice para cobertura de enchentes em seguros de veículos. Mas de forma geral, as seguradoras trabalham com planos bem diversificados que podem incluir coberturas mais básicas de situações naturais e outras mais completas e abrangentes.