Seguro da sua moto, descomplicado
São inúmeros os motivos que levam uma pessoa a comprar uma motocicleta: locomoção diária, passeios de final de semana, andar com os amigos, para o lazer ou trabalho, para negociar ou colecionar. Em comum, todos tem algo em comum: a paixão pela aventura e o liberdade.
De acordo com a Revista Exame, em artigo publicado no site deles no dia 02 de julho de 2018, a frota de motocicletas emplacadas atingiu 26,4 milhões de unidades e esse número só cresce todos os dias.
Por isso que nós nos associamos às seguradoras que possuem o que há de melhor em termos de seguro para motocicleta com o objetivo de proteger o seu patrimônio com o menor custo possível.
Porque fazer seguro para a sua moto?
O objetivo do seguro de moto é restaurar o bem à condição prévia ao sinistro restituindo o segurado em caso roubo, colisões e outros tantos eventos inesperados que possam acontecer no nosso dia-a-dia.
Abaixo explicaremos o funcionamento do seguro da moto, os detalhes das apólices e as dicas para contratação.
Preservação de seu Patrimônio
Seu patrimônio totalmente preservado em caso de roubo, furto e colisões
Comodidade
Sua tranquilidade em caso de roubos, furtos e imprevistos em seus passeios.
Opções
Amplas opções de planos e valores.
Cobertura de Casco
As seguradoras chamam de casco o objeto principal do seguro, no caso, o próprio veículo. Essa cobertura é pode ser contratada de algumas formas:
- Compreensiva:
Envolve a proteção contra colisão, abalroamento, capotagem, derrapagem, queda de objetos externos sobre o veículo, ato danoso praticado por terceiros, alagamento, enchente, inundação, ressaca, vendaval, granizo, terremoto, raio, incêndio ou explosão, roubo ou furto parcial ou total do veículo.
- Roubo, furto e incêndio:
Trata-se de uma cobertura mais restrita que abrange apenas os riscos de raio, incêndio, explosão, roubo e furto total ou parcial. Há algumas seguradoras que comercializam essa cobertura em partes isoladas, como por exemplo, cobertura apenas para roubo e furto total.
Coberturas Adicionais
- Responsabilidade Civil Facultativa (RCF-V): A cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa visa reparar eventuais prejuízos e danos causados pelo veículo segurado à terceiros envolvidos no acidente.
São coberturas opcionais e que influem pouco no valor total do prêmio a ser pago.
- RCF-V Danos Materiais: A cobertura de Danos Materiais restitui todos os bens materiais danificados em um acidente causado pelo veículo segurado até o limite contratado na apólice.
- RCF-V Danos Corporais: A cobertura de Danos Corporais reembolsa todas as despesas médicas e hospitalares das pessoas envolvidas no acidente com o veículo segurado. Essa cobertura é válida para os danos corporais causados aos terceiros no acidente.
- RCF-V Danos Morais: A cobertura de Danos Morais atende os custos de processo judicial e indenização ao terceiro que tenha sofrido dano físico e, em decorrência desse dano, tenha sofrido algum tipo de dano moral. Nas condições gerais dos seguros de veículo, dano moral é entendido como sendo um dano à honra, à liberdade, ao afeto, à profissão e a outros afins, de acordo com as condições gerais de cada companhia.
Assistências
Os contratos de seguro possuem diversos tipos de assistências que buscam socorrer os motociclistas nos momentos corriqueiros de aperto do dia-a-dia.
As assistências também são contratações opcionais aos contratos de seguro de motocicleta e possuem um L.M.I (Limite máximo de indenização) definido para cada uma delas.
- Assistência 24 horas: A assistência 24 horas auxilia o segurado nas questões complexas e urgentes do dia-a-dia como: chaveiro, problemas elétricos, problemas mecânicos, pane seca, troca de baterias, troca de pneus e outros afins, dependendo da apólice e dos limites de utilização.
- Serviços de guincho: Essa cobertura permite que o veículo segurado possa ser guinchado dentro do raio de cobertura contratado em caso de pane, colisão ou qualquer outra situação em que a moto não possa se locomover por conta própria.