O Seguro Garantia: Sua alternativa versátil para garantir uma obrigação
A humanidade se desenvolveu a partir do momento que começou a dominar os recursos naturais e as técnicas de agricultura e pecuária e com isso surgiram as primeiras trocas dos excedentes de produção. Nessa época surgiram também os primeiros contratos e os primeiros instrumentos de garantia.
O Seguro Garantia é uma das alternativas mais versáteis de garantir um contrato público ou privado sem a imobilização de recursos relevantes para o negócio.
Esse instrumento pode ser aplicado em contratos de diversos portes e situações fazendo dele a solução ideal para o seu empreendimento.
Modalidades de Seguro Garantia
O Seguro Garantia possui diversas modalidades que se encaixam em diversos tipos de relações contratuais e obrigações a serem cumpridas.
Conheça as modalidades disponíveis na Fortifica Seguros:
Garantia Judicial: Ideal para os casos onde a sua empresa é parte de um processo judicial onde precisa depositar garantias e cauções.
Licitante: Indicado para os casos onde sua empresa irá participar de uma licitação e precisa garantir a manutenção das condições da proposta apresentada, caso venha a vencer a licitação.
Garantia Recursal Trabalhista: Voltado para as empresas que possuem pleitos que precisam ser discutidos nas instâncias superiores da Justiça do Trabalho. O Seguro Garantia Recursal Trabalhista garante que os débitos serão quitados quando o processo for concluído evitando a imobilização de grandes somas de dinheiro e bens durante o andamento processual.
Garantia Judicial para Execução Fiscal: Indicado para empresas que estejam discutindo débitos fiscais na Justiça e precisam apresentar garantias para seguir o rito processual.
Construção, Fornecimento, Prestação ou Concessão: Indicado à empresas que venceram licitações e precisam de garantias que o serviço licitado será entregue de acordo com os termos contratados.
Fiança Locatícia: Garante a devolução ao proprietário do imóvel locado em perfeitas condições de uso após o fim do contrato de locação. Saiba mais clicando aqui.
Quem são as partes no Seguro Garantia?
Tomador: É a parte que precisa apresentar o seguro garantia.
O Tomador é a empresa que tem uma obrigação a ser cumprida perante um terceiro e precisa apresentar uma garantia do cumprimento dessa obrigação. Além disso, é quem paga o valor (prêmio) da apólice para a Seguradora.
Segurado: É a parte que está efetuando uma contratação e precisa de uma garantia de cumprimento desse contrato.
O Segurado é a empresa que solicita uma garantia à um terceiro. É ele o beneficiário do Seguro e quem recebe a indenização em caso de sinistro.
Seguradora: A Seguradora é quem garante que o Segurado será ressarcido de eventuais prejuízos cobertos pela apólice em caso de descumprimento de contrato.