O que é um consórcio e como funciona?
Como surgiram os consórcios no Brasil?
O Consórcio surgiu no Brasil no início da década de 60 com a instalação da indústria automobilística e a falta de crédito direto para aquisição de veículos.
Foi então que os funcionários do Banco do Brasil tiveram a ideia de constituir um grupo de amigos com o objetivo de construir um fundo comum para que todos pudessem ter um carro.
Eles se reuniam uma vez por mês e cada um contribuíam com uma parcela do carro que, somadas, permitiam a sua aquisição. Como eles faziam para decidir de quem seria aquele primeiro veículo? Simples, com um sorteio!
Para se ter uma ideia do desenvolvimento dessa indústria, em 1967 a Willys Overland possuía uma carteira com 85 mil consorciados. Ou seja, era o mecanismo de concessão de crédito das massas.
Esse modelo, à época considerado inovador, ainda na década de 60, já era possível encontrar empresas de consórcio em países como México, Uruguai, Paraguai, Argentina e Peru, disseminado o modelo para outros países.
Como o consórcio funciona?
No início, quando foi inventado, o objetivo do consórcio era auxiliar as pessoas a comprarem um carro e, posteriormente, ele passou a ser utilizado para outras grandes aquisições: imóveis, barcos, painéis solares, cirurgias plásticas, viagens e afins.
Independente do sonho a ser conquistado, e do produto a ser adquirido, o funcionamento dos consórcios é exatamente o mesmo: O cliente procura uma administradora e se junta à um grupo de um determinado bem (carro, moto, imóvel, etc).
Na adesão, o corretor irá lhe informar qual o valor da parcela, taxa de administração, seguro, regras de adesão e o cliente passa a contribuir com o grupo honrando com as suas prestações.
Conforme o tempo passa, o cliente estando em dias com as parcelas, ele participa dos sorteios e pode ser contemplado, resgatando o crédito, e levando uma carta de crédito para aquisição do bem. Além do sorteio, os consorciados poderão acelerar a contemplação de outras formas: por lance e lance fixo, dependendo do produto a ser adquirido e da administradora do seu consórcio.
Conclusão
O consórcio é uma das melhores formas para você adquirir um bem de forma objetiva e sem burocracia.
Simplificando, se você quiser comprar um carro, supondo de 40 mil reais, em um consórcio de 80 participantes, cada participante pagará 80 parcelas de R$500,00, isso sem contar as taxas administrativas, até que todos tenham sido sorteador e estejam de carro novo.
A Fortifica Seguros trabalha com mais de uma administradora de consórcios para poder lhe dar as melhores opções de grupos e valores. Entre em contato conosco e saiba mais clicando aqui.
Fonte:
1) A História de Consórcios – Associação Brasileira de Consórcio – https://www.abac.org.br/o-consorcio/historia
2) Invenção brasileira, consórcio nasceu com Brasília – Estadão – https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,invencao-brasileira-consorcio-nasceu-com-brasilia